Quarentena, rotina e processo criativo
Essa pandemia tem nos forçado a sairmos de nossa zona de conforto (mesmo estando no "conforto" de nossas casas). Assim, acostumado com uma rotina cheia e pouco tempo para criar algum tipo de conteúdo, ou muitas vezes não conseguindo me organizar para tal, me vi perdido sem uma rotina. Sempre tive dificuldades de criar e seguir uma rotina, dificuldade que ainda permanece, e sem "nada" para fazer nessa quarentena, comecei apenas a viver dia após dia sem objetivo algum.
Tenho uma mente muito ativa, sempre querendo consumir ou produzir conteúdo, mas mais forte do que consumir, sinto como um anseio da minha alma a necessidade de criar algo, estimulando toda minha criatividade e me realizando com o produto final, e sempre me vi impedido pela minha pouca autoestima com um toque de perfeccionismo (não me sinto bem criando algo que vá ficar desleixado ou mal apresentado).
Agora estando "encarcerado" dentro de casa, depois de passar por pequenas crises de ansiedade e depressão devido a situação em que nos encontramos, me vi forçado a começar a por pra fora toda essa minha vontade e criatividade para produzir e criar coisas, e com coisas quero dizer todo tipo de coisas:
Acho que começou quando uma das poucas fontes de entretenimento e criação que eu tinha, meu notebook, estragou. Nele eu conseguia tanto editar vídeos, que faz parte de uma das minha paixões, como jogar, assistir Netflix etc. Era um notebook já meio velho, com sete anos de idade, mas que me atendia bem e tinha requisitos bons para quase qualquer tipo de atividade (não vou me aprofundar em detalhes do hardware dele, embora seja outro tema que curto bastante). E logo após, meu notebook reserva, também estragou, mas esse graças a Deus consegui consertar. Fiquei me lamentando por não ter mais a possibilidade criar vídeos elaborados, pois não conseguiria edita-los decentemente, e comecei a is atrás de peças velhas de computador pra ver se conseguia aproveitar e montar algo decente para mim, spoiler: ainda não consegui.
Foi então que me caiu a real. Todo esse tempo com o notebook funcionando, e ainda não tinha criado uma rotina de produção de vídeos. O problema não estava nos recursos que eu tinha, mas sim nas minha atitudes. Só um parênteses, quando cheguei nesse ponto do texto comecei a pensar se ele não deveria ser sobre rotina e nas minha dificuldades de seguir uma, mas enfim... Continuando...
Com esse problema no notebook, fui forçado a estimular minha criatividade tanto para consertar computadores, apesar de possuir um curso técnico de eletrônica, como também para criar vídeos, além de me estimular a desenvolver outras atividades. Não deu um mês (que foquei mais em fazer funcionar algum computador), e eu já estava desmontando meu baixo para repinta-lo, gravando um vídeo disso, elaborando um podcast com meus amigos, e até voltei a fazer bolo com mais frequência. Sem contar outras atividade que comecei a fazer nessa quarentena, como mestrar RPG etc.
Então fica aqui minha reflexão de como a necessidade é a mãe das invenções, e queria destacar também que sem o apoio de meus amigos e minha família, provavelmente eu estaria chorando na minha cama até agora, que me ajudaram tanto no emocional como auxiliaram nessas minhas novas empreitadas. Até agora não acabei de produzir nada (além desse texto), mas estou com várias coisas legais em andamento.
Um sorriso e um forte abraço.
Thiago B. Kellermann
"Viu uma necessidade? Atenda!"
Robôs 2005
Comentários
Postar um comentário